Uma pesquisa de opinião do Instituto de Política de Harvard, publicada nesta segunda-feira, 25, mostra que apenas 41% dos jovens dos Estados Unidos aprovam o desempenho do presidente Joe Biden.
O dado revela uma tendência de desaprovação crescente do líder democrata entre pessoas de 18 a 29 anos: no segundo semestre do ano passado, 46% deste grupo aprovava o trabalho de Biden, enquanto no primeiro semestre a parcela era de 59%.
O setor mais criticado são as políticas econômicas, aplaudidas por apenas 34% dos jovens. Tópicos relacionados à economia, como inflação e custo de vida, são a maior preocupação para 29% dos jovens americanos. Outros 18% mencionam questões de política externa ou segurança nacional, e 8% citam questões ambientais. A Covid-19 é a principal preocupação apenas para 4% dos entrevistados.
A pesquisa entrevistou 2.024 adultos americanos com idades entre 18 e 29 anos, e foi realizada de 15 a 30 de março. A margem de erro para a amostra total é de 2,89 pontos percentuais para baixo ou para cima.
“[Os jovens] veem o atual sistema político como ineficaz; acham que o presidente coloca os interesses da elite acima dos seus; consomem menos informações sobre política; são mais propensos a estar no Twitter; têm menos esperança sobre o futuro; são mais liberais; e sua principal causa é o fim das dívidas estudantis para todos”, escreve John Della Volpe, diretor de pesquisas do Instituto de Política de Harvard, em comunicado.