Principal apresentador da Globo em Brasília, Fábio William é o mais novo nome demitido da Globo: o jornalista, que era apresentador titular do DF1 há 12 anos, foi dispensado pela emissora na tarde desta quarta-feira (5) pouco depois do término do telejornal local, que foi comandado por ele normalmente. Na empresa desde 1996, ele também era frequentemente convocado para cobrir ausências dos apresentadores do Bom Dia Brasil e do Jornal Hoje, transmitidos em rede nacional.
A demissão do jornalista causou perplexidade entre os colaboradores da líder de audiência: visto como uma pessoa autêntica e extremamente dedicada, ele era muito querido por seus colegas de trabalho.
Na Globo desde 1996, Fábio William começou a sua trajetória na companhia como repórter do Jornal das 10, transmitido pela GloboNews. Dois anos depois, foi transferido para a equipe do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo, cobrindo temas relacionados ao Congresso Nacional. Depois de se destacar na cobertura da tragédia do voo 1907 da Gol, em 2006, ele passou a integrar o rodízio de âncoras dos telejornais locais de Brasília. Cinco anos depois, em 2011, foi o nome escolhido para conduzir uma profunda reformulação no DF1, então comandado por Alexandre Garcia.
“Eu fui para o Rio, acompanhei lá o processo, o diretor dessa época conversou muito comigo a respeito da ideia do novo DFTV, que sofreu uma mudança de concepção. Foram introduzidos os comentaristas de arte e cultura, segurança pública, saúde. É um jornal que faz análise, que mostra ao vivo. O nosso objetivo é que o telespectador se sinta bem informado. Sinta como se tivesse aprendido algo quando termina o jornal”, afirmou o jornalista em depoimento concedido ao Memória Globo, falando justamente sobre a remodelação feita no noticiário depois de sua chegada.
A Comunicação da Globo enviou a seguinte nota sobre a onda de demissões na empresa:
A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento.
Por TV Pop