A obra de engorda da praia de Ponta Negra, que ampliou em até 100 metros a faixa de areia do principal cartão-postal de Natal, virou alvo de um novo capítulo. Após publicar o vídeo em Miami, o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, voltou a se manifestar a respeito da obra rebatendo críticas após o acúmulo de água em trecho da engorda, que segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) estava previsto no projeto. Em resposta a TRIBUNA DO NORTE, Dias afirmou que faixa de areia ampliada protege empreendimentos e que “forças do mal” estariam torcendo contra a obra e Natal.
Na declaração, o ex-prefeito de Natal destacou que o aterro hidráulico está totalmente concluído e que os empreendimentos da orla — como quiosques, bares, hotéis e restaurantes — estão agora protegidos. “O aterro hidráulico, feito com a Engorda da praia de Ponta Negra, para proteger os quiosques, hotéis, bares, restaurantes e outros empreendimentos, com o aumento da faixa de areia em 50 metros na maré seca e 100 metros na maré cheia foi totalmente concluído e todos esses empreendimentos estão devidamente protegidos, juntamente com a geração de emprego e renda de Natal. Isso representa avanço e desenvolvimento para Ponta Negra e Natal”, afirmou.
O ex-prefeito também rebateu as críticas direcionadas à obra, ressaltando que a técnica já foi aplicada com sucesso em diversas partes do mundo. Como exemplo, citou a engorda da praia de Miami Beach (EUA), realizada por volta de 2011, e também intervenções similares em Copacabana (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Fortaleza (CE).
“Quando a gente consegue mais um exemplo como esse, de uma obra realizada em Miami nos Estados Unidos, ou em Balneário de Camboriú-SC ou Copacabana-RJ, aprovada, comprovada, que funciona e que resolveu em definitivo os problemas, isso desqualifica as críticas, feitas pelas forças do mal e pela oposição, aliás, de todos que torcem contra a Engorda de Ponta Negra, pelo sucesso comprovado dessas obras que resolveram o problema.”, descreveu.
O ex-prefeito prosseguiu em tom crítico, acusando setores da oposição de agir contra o projeto por motivações políticas: “Entretanto, inexplicavelmente, essas forças contrárias insistem e tentam desesperadamente, de toda forma, desqualificar o exemplo real, que estamos apresentando.”
Em relação a comparação ao vídeo publicado nas redes sociais, em que cita Miami Beach, Álvaro Dias fez uma correção: ““Vale aqui ressaltar, que eu afirmei que essa obra da Engorda da Praia de Miami Beach é recente. Não é. Foi realizada em 2011 aproximadamente. Portanto, a obra está consolidada e resolveu definitivamente de forma indiscutível e inexorável a situação. Como sabemos que vai acontecer em Natal, em Ponta Negra, quando os ajustes que faltam, forem concretizados.”
Por fim, o ex-prefeito concluiu citando um ditado popular: “Assim aconteceu em Copacabana, no RJ. Assim foi em Balneário de Camboriú, em SC. Assim foi em Fortaleza, no CE. Assim foi em Miami, nos EUA. Assim será em Ponta Negra, em Natal, no RN. Vale aqui ressaltar o conhecido ditado popular que afirma: ‘O tempo é o senhor da razão’. Vamos aguardar. Deus e o tempo vão nos mostrar que o bem haverá de prevalecer.”
Por Tribuna do Norte