Um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde desta quinta-feira (20), na COP30, em Belém (PA), rendeu uma enxurrada críticas da oposição do governo federal. Nas redes sociais, políticos do Partido Liberal (PL) detonaram Lula e ironizaram o incidente.
Em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) classificou o incêndio como “representativo” e comparou o incidente ao recorde de queimadas na Amazônia na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Maior recorde de queimadas na Amazônia foi no governo Lula. Agora um dos principais pavilhões da COP 30 pega fogo. Achei representativo. pic.twitter.com/J3va6TeEH5
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) November 20, 2025
‘Lula é uma vergonha mundial’
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicou um vídeo com a legenda “o chanceler alemão tinha razão”. Lula desgraçou a vida do paraense”.
A frase do parlamentar faz uma referência ao chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que fez duras críticas à organização da COP30 e disse que os jornalistas que acompanham o evento em Belém teriam ficado “contentes” por retornar à Alemanha após o fim da COP30.
“Lula é uma vergonha mundial! Ela já tinha deixado a imagem do Brasil no lixo, agora queimou de vez”, disse o senador.
Vai botar a culpa no aquecimento global?
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) November 20, 2025
Lula é uma vergonha mundial!
Ela já tinha deixado a imagem do Brasil no lixo, agora queimou de vez! #FLOP30 #COP30 pic.twitter.com/nn3mANTxhx
O deputado Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara dos Deputados, disse que o incêndio “resume perfeitamente o nível de desorganização” do governo Lula. “Nada ali surpreende mais ninguém”.
Incêndio na COP30
O incêndio ocorreu na zona azul, na área chamada de Pavilhão dos Países e teve início por volta das 14h. As pessoas que estavam no local foram retiradas por ordem da segurança. Até o momento não há informações sobre o que ocasionou o incêndio no local. O ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que a retirada total de pessoas é parte do protocolo padrão para incêndios.
Há uma semana, a Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou ao Governo do Brasil uma reação rápida para solucionar falhas de segurança e problemas estruturais.
Por BNews Natal











