O Laboratório Sismológico da UFRN divulgou mais um boletim de eventos sísmicos mensal. O documento completo está disponível AQUI. No relatório é possível constatar a ocorrência de 12 eventos sísmicos registrados ao longo do mês de outubro.
Os tremores ocorreram nos estados da Bahia e Ceará, além de um abalo registrado na Costa do Atlântico, distante 42 quilômetros da cidade de Touros, no litoral potiguar.

Relatório completo
O relatório destaca a data em que ocorreram, o horário (UTC) registrado pelas estações sismográficas operadas e mantidas pelo LabSis/UFRN, a magnitude preliminar calculada e a localização do evento.
Além disso, o arquivo traz uma breve explicação sobre magnitude e orientações explicativas de como agir no momento de um tremor.
O LabSis/UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no Nordeste do país e também nos estados do Acre e do Pará.
Tremor de terra
Um tremor de terra, também conhecido como abalo sísmico, é a vibração da superfície da Terra causada pela liberação repentina de energia na crosta terrestre.
A causa mais comum são os movimentos das placas tectônicas, que colidem, se afastam ou deslizam umas pelas outras, gerando tensão que é liberada na forma de ondas sísmicas.
Embora o movimento das placas tectônicas seja a causa principal, terremotos também podem ser provocados por: Atividade vulcânica, Deslizamentos de terra, Explosões de minas e testes nucleares.











