A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) decidiu restringir o uso dos banheiros masculinos no térreo do Departamento de Jornalismo (CCE) após episódios de atos sexuais no local, excesso de utilização e danos ao patrimônio.
De acordo com o site NDMais, a medida foi comunicada nessa quarta-feira 3 pelo chefe do Departamento de Jornalismo, professor Aureo Moraes, em mensagem enviada aos estudantes.
Segundo ele, esta foi a segunda vez que preservativos usados foram encontrados pelas funcionárias de limpeza no espaço. Além disso, foi identificado um buraco aberto na parede que divide as cabines.
“As faxineiras encontraram preservativos usados largados no chão. Isso gera desconforto e constrangimento”, afirmou.
O professor explicou que a restrição de acesso foi decidida para garantir que o uso das instalações seja voltado a quem frequenta o espaço, já que tanto a força de trabalho quanto os insumos de limpeza são dimensionados para um número limitado de pessoas.
Atualmente, apenas duas funcionárias terceirizadas cuidam da higienização do local.
Com a nova regra, o acesso aos sanitários será exclusivo para estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo, mediante retirada de chave na secretaria do curso.
“A medida se faz necessária em razão da segurança sanitária”, disse Aureo, acrescentando que a decisão vai durar enquanto for necessária. Ele destacou ainda que não houve reação negativa por parte dos estudantes.
A chefia do Departamento de Jornalismo informou que comunicou formalmente a direção do Centro de Comunicação e Expressão sobre a mudança.
“Por fim, destaco que não se trata de medida de natureza moral, uma vez que a questão envolve segurança sanitária das pessoas que têm a tarefa de manter os locais limpos e higienizados. O que ocorre nos banheiros deve ser visto como responsabilidade de todos e todas, a fim de respeitar o trabalho cotidiano de quem zela por um ambiente limpo e salubre”, concluiu o professor.