Natal foi destaque no Índice de Progresso Social (IPS Brasil 2025), alcançando a nota 65,63. A capital potiguar ficou em 4º lugar entre as capitais do Nordeste — atrás de João Pessoa (67,00), Teresina (65,76) e Aracaju (65,73) — e subiu duas posições no ranking nacional, ocupando agora a 15ª colocação entre todas as capitais brasileiras.
Entre os 5.557 municípios avaliados, Natal aparece na 8ª posição entre os 1.794 do Nordeste e é o 3º com melhor desempenho no Rio Grande do Norte.
Segundo o prefeito Paulinho Freire, o avanço reflete investimentos estratégicos em áreas como educação, saúde, cultura, segurança, inclusão social e turismo. “Esse avanço reforça que estamos no caminho certo. Natal tem se estruturado com responsabilidade e planejamento”, afirmou.
Entre os indicadores com melhor desempenho estão acesso à Educação Superior (nota 75,05), qualidade do meio ambiente (67,27), e presença de mulheres com ensino superior no mercado de trabalho. A cidade também obteve bons resultados em acesso à cultura, esporte e lazer, além da densidade de telefonia móvel.
Natal foi classificada como forte na dimensão Oportunidades (nota 57,82), enquanto as dimensões Necessidades Humanas Básicas (73,64) e Fundamentos do Bem-Estar (65,43) foram avaliadas como “relativamente neutras”.
O IPS Brasil 2025 é elaborado com dados recentes de fontes oficiais como IBGE, DataSUS, Inep, CNJ e Mapbiomas, em parceria com Imazon, Fundação Avina, Amazônia 2030, Anattá, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative.











