t

Dataprev revela que INSS insistiu em sistema vulnerável para descontos associativos

EMAIL

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, afirmou que o INSS ordenou a manutenção de um sistema antigo e vulnerável para aplicar descontos associativos, mesmo após a entrega, em setembro de 2024, de uma nova solução tecnológica mais segura. Segundo ele, a justificativa para manter os dois sistemas operando por seis meses foi de que a transição seria complexa, mas agora se sabe que as ordens partiram de pessoas investigadas por fraudes, como o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afastado pela operação Sem Desconto.

A Dataprev, que apenas executava ordens do INSS, diz ter todos os registros das solicitações e os entregou à Polícia Federal. O sistema antigo permitia que associações enviassem listas de associados, sem qualquer verificação de autorização dos beneficiários. A nova plataforma exigia documentos digitalizados e autenticação biométrica, eliminando as brechas usadas nos esquemas.

Assumpção também confirmou que cerca de 170 servidores do INSS tinham poder para desbloquear benefícios novos e permitir descontos, prática que foi usada em larga escala, segundo as investigações. Ele nega qualquer envolvimento da Dataprev nas irregularidades e afirma que a empresa apenas cumpriu as determinações recebidas.

Por Folha de São Paulo

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima