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Lançamento do selo Feito Potiguar em Caicó celebra a força e a identidade dos empreendedores seridoenses

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Na última sexta-feira, 30 de maio, dentro da programação da Exposição Agropecuária do Seridó, em Caicó/RN, foi oficialmente lançado o movimento Feito Potiguar — uma iniciativa que fortalece a autoestima econômica e cultural do povo norte-rio-grandense, reconhecendo produtos que carregam a essência, o trabalho e a história do RN.

Durante o evento, 15 empresas da região receberam o Selo Feito Potiguar, um certificado que chancela o compromisso com a qualidade, a autenticidade e o pertencimento territorial. Entre os agraciados, estão agroindústrias, queijeiras artesanais, produtores de bebidas e doces tradicionais: Cerveja Artesanal Mufumbo (Caicó), Doces Lecy (Caicó), Massas Jucurutu (Jucurutu), Queijaria Seridó (Cruzeta), Queijeira Artesanal Antônio Cipriano (São João do Sabugi), Queijeira Artesanal Caibreira (São João do Sabugi), Queijeira Artesanal Pedra Branca (Carnaúba dos Dantas), Queijeira Artesanal Rio Cobra (Parelhas), Queijeira do Zaca (São João do Sabugi), Queijeira JC Caicó (Caicó), Queijeira Sertão Lac (Cruzeta), Slup Sorvetes (Caicó), Cachaça Samanaú (Caicó), Queijaria Dona Gertrudes (Caicó) e Laticínio Sertão Jucurutu (Jucurutu).

Para o diretor superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo, o movimento nasce com o propósito de valorizar a identidade produtiva do estado: “Feito Potiguar surge para valorizar nosso jeito de ser. Aqui no Seridó temos um povo que tem orgulho do que faz. O movimento visa resgatar nossa autoestima, destacando o que é feito, plantado, colhido e projetado aqui”.

Zeca citou como exemplo o protagonismo das queijeiras do Seridó: “há 10 anos, muitas atuavam na clandestinidade, com medo da fiscalização. Com apoio do Sebrae, se regularizaram e hoje fazem parte de um movimento que abre mercados e valoriza nossa tradição”.

O Feito Potiguar é mais que um certificado: é uma jornada que envolve diagnóstico técnico, validação da qualidade, aproximação comercial e inserção em vitrines de mercado. “Queremos que os produtos feitos aqui ganhem visibilidade, espaço nas prateleiras e no coração do consumidor. É um pacto de pertencimento e qualidade. Cada produto é avaliado periodicamente para manter o padrão que justifica o selo”, destacou o analista técnico do Sebrae RN, Elton Alves, explicando que o selo é uma ferramenta estratégica de posicionamento.

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A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

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