t

Carnaval: medicamentos e álcool não combinam! Veja os riscos

EMAIL

O Carnaval é um dos momentos mais aguardados do ano. Contudo, a data traz um risco que deve ser levado em consideração: a mistura de álcool e medicamentos. Seja por questão de tratamento ou algum sintoma pontual, não é rara a combinação durante o período — o que pode trazer mais problemas que soluções.

Dependendo da interação, a mistura pode causar desde tontura e perda da coordenação motora até hemorragia gastrointestinal, alerta Samilla Dornellas, farmacêutica e cofundadora e CGO da Far.me.

Segundo ela, o álcool pode interagir de maneiras imprevisíveis com diferentes tipos de medicamentos. A interação pode potencializar ou diminuir seus efeitos e também aumentar o risco de efeitos colaterais.

“Desde um possível aumento de sonolência, tontura e náuseas, a mistura pode ampliar efeitos colaterais e também comprometer a eficácia do tratamento. Além disso, pode aumentar o risco de overdose e, em alguns casos, resultar em efeitos negativos para o sistema nervoso central”, alerta a especialista.

Medicamentos comuns também podem trazer riscos

Por mais que algumas pessoas achem que o risco é maior em remédios controlados, aqueles comumente usados na automedicação também podem apresentar cenários de atenção, pontua Samilla.

“Ainda que misturando uma pequena quantidade de substância alcoólica no corpo com medicamentos que não necessitam de receita médica, como analgésicos, anti-inflamatórios e antialérgicos, as consequências podem agravar o quadro clínico da pessoa”, adverte.

O uso do paracetamol para curar uma dor de cabeça, por exemplo, junto de bebida alcóolica, pode sobrecarregar o fígado. Isso aumenta o risco de danos hepáticos, inclusive hepatite medicamentosa.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima