As obras de engorda da praia de Ponta Negra, em Natal, foram temporariamente suspensas nesta terça-feira 3 para a realização de testes técnicos, conforme informado pela Prefeitura Municipal. A suspensão é necessária para garantir a segurança ambiental e operacional do projeto.
Os testes foram recomendados pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), contratada para prestar assessoria técnica ao município, e também atendem a condicionantes ambientais acordadas com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio-Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) para a emissão da licença da obra.
A Prefeitura desmentiu especulações sobre possíveis problemas técnicos com o navio-draga responsável pela transferência de sedimentos para a orla. Segundo a nota, o navio tem realizado testes mecânicos desde a última sexta-feira 30 e colaborado na coleta de material para análises laboratoriais.
A interrupção das operações deve durar alguns dias, tempo necessário para a coleta e análise dos sedimentos. A Prefeitura destacou que a suspensão é parte do processo preparatório do projeto e não afetará o cronograma geral do aterro hidráulico.
Por Agora RN