Conhecido como o treinador de aprendizagem número 1 do mundo, Jim Kwik gosta de ajudar as pessoas a melhorar a memória, a aprender a ler rapidamente, a aumentar as habilidades de tomada de decisão e a liberar ao máximo o potencial do cérebro. O especialista é um dos adeptos do lema “você é o que você come”. Segundo ele, dá para turbinar o principal órgão do sistema nervoso por meio da alimentação.
“O que você come afeta seu cérebro e corpo, então você deseja alimentos ricos em antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais”, explicou Kwik na página homônima oficial. Em uma publicação no site, ele listou quais opções costuma ingerir diariamente para proteger a região cerebral, além de oferecer energia e vitalidade ao órgão a fim de espantar a névoa mental. Essa condição gera falta de concentração e problemas de memória.
Abaixo, confira os 10 alimentos favoritos do treinador de memória:
- Abacate
De acordo com Jim Kwik, o abacate ajuda a manter o fluxo sanguíneo saudável e oferece gorduras monoinsaturadas, classificadas como boas por reduzir os níveis de colesterol ruim.
- Mirtilo
Fonte de antioxidantes, o mirtilo protege o cérebro do estresse oxidativo e reduz o efeito das condições relacionadas ao envelhecimento cerebral, conforme esclareceu o treinador de aprendizagem.
- Brócolis
Primeiramente, o especialista ressaltou que a hortaliça é “fonte notável de fibra”. Outro benefício de comer brócolis envolve a melhora da função cognitiva e da capacidade cerebral devido ao alto teor de vitamina K.
- Óleo de coco
Sobre o óleo de coco, o expert salientou: “Ácido graxo de cadeia média, que acende as fornalhas de queima de gordura do corpo para ajudar a criar cetonas”.
- Ovos
Kwik elencou alguns nutrientes benéficos do ovo para a saúde do cérebro. “É cheio de colina, ômega 3 e vitamina E que melhoram a memória”, endossou.
- Vegetais de folhas verdes
O treinador de aprendizagem orientou comer espinafre e couve. As hortaliças dessa categoria dispõem de vitamina E e ácido fólico na composição.
- Salmão
“Peixes selvagens de águas profundas são ricos em ômega 3, especialmente do tipo DHA”, mencionou Kwik no site homônimo. Ele enfatizou que as sardinhas também fazem bem para o cérebro.
- Cúrcuma
A especiaria ajuda a manter o sistema imunológico saudável, aumenta os níveis de antioxidantes e reduz a inflamação. Também melhora a ingestão de oxigênio pelo cérebro, ou seja, favorece a região por contribuir para o processamento de informações e deixá-lo em alerta.
O treinador relatou que bebe matinalmente um chá de cúrcuma. Além da especiaria, ele combina mel, óleo de coco, pimenta e água quente. Após misturar, Kwik ingere a infusão.
- Nozes
Com o formato de cérebro, essas oleaginosas apresentam altos níveis de antioxidantes e zinco. “Ricas em vitamina E, as nozes protegem os seus neurônios”, realçou o especialista. Consumi-las tende a afastar as condições de envelhecimento cerebral e, como são fontes de magnésio, esses alimentos melhoram o humor.
- Chocolate amargo
“Geralmente, quanto mais escuro o chocolate, mais puro e melhor para o seu cérebro”, detalhou o expert em aprendizagem. Sobre o alimento, Jim Kwik garantiu que estimula o surgimento da endorfina e melhora o foco, a concentração e o humor.
Bônus: beba água
Segundo o especialista, o cérebro e o corpo são formados por cerca de 75% de água. “Vários estudos mostram que pessoas bem hidratadas obtêm melhores resultados em testes de capacidade cerebral”, revelou. O treinador recomendou preparar um smoothie saudável e benéfico para a região do sistema nervoso.
“Misture água, vegetais de folhas verdes, mirtilos, abacate e óleo de coco”, indicou. Kwik batizou a bebida de “smoothie cerebral fácil”.
Por Metrópoles