Ele disse que, em seus 2 primeiros mandatos (de 2003 a 2010), empresários do setor agropecuário podiam comprar máquinas e equipamentos com empréstimos pagando juros de 2% ao ano.
Na realidade, a taxa de juros mínima do petista esteve acima de 5% ao ano em 7 dos seus 8 anos no poder. Apenas em 2009 chegou a ser 3%. Sob Jair Bolsonaro (PL), com quem o atual presidente sempre compara sua gestão, houve taxa mínima de 2,8% (em 2020-21) e o percentual cobrado ficou sempre em, no máximo, 3%.
A frase completa de Lula durante a Farm Show, evento do setor na Bahia, foi a seguinte:
“O agronegócio sabe quanto foi o Plano Safra no ano passado. Talvez o pior Plano Safra da história do agronegócio. Quem é da agricultura sabe o que aconteceu. No tempo em que o PT governava esse país vocês compravam uma dessas máquinas que parecem uma coisa do outro mundo [referindo-se a maquinário de grande porte], sabe, pagando 2% de juros ao ano. Hoje vocês estão pagando 18%, 19% ao ano. Está praticamente impossível as pessoas comprarem. E nós entendemos que é obrigação do Estado criar as condições e ajudar porque dizer ‘eu não preciso do governo’ é mentira. Todo mundo precisa do governo. Pequeno precisa, médio precisa, grande precisa. Todo mundo precisa do governo. Se não é o Estado colocar dinheiro, muitas vezes o agronegócio não estaria do tamanho que está para financiar máquinas, safras, para garantir as exportações”.
Por Poder 360