O secretário de cultura de Natal, Dácio Galvão, disse nesta quarta-feira 8 que a prefeitura está “motivada” com a programação de Carnaval em 2023. Segundo o titular da pasta, um edital com mais atrações locais será divulgado nesta quinta-feira 9, formando uma grade extensa de comemorações multiculturais na cidade.
“O edital de atrações da prefeitura sai amanhã. De orquestras e de frevo também. Neste universo das escolas de Samba e tribos de índio, de carnavalescos e de blocos. A gente fez uma projeção, serão em torno de 6 mil componentes e figurantes”, disse Dácio, à Rádio 94 FM.
Galvão lembra que, embora atrações nacionais já tenham sido divulgadas, como Fundo de Quintal, Geraldo Azevedo e Ricardo Chavez, o foco deste ano são artistas locais. “A gente tem uma grade de 90% de artistas locais, e 10% de artistas convidados de outros estados”, afirmou.
O secretário comentou que os editais foram muito solicitados, e isso é algo que traz muita satisfação ao público potiguar. “Foram 200 inscrições e isso deixa a gente feliz porque o artista natalense acredita no carnaval da prefeitura, ele quer competir, quer concorrer e participar.”
10 dias de festa
Inicialmente, o Carnaval em Natal se estenderia até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 21 de fevereiro. Porém, diante do acordo da prefeitura com as escolas de Samba, as apresentações continuarão, no polo Ribeira, até o sábado, dia 25.
“Elas vão acontecer por uma proposta da liga, bem consensual, entre todas as conciliadas, pós quarta-feira de cinzas, na sexta e no sábado. De tal forma que nosso carnaval começa na quinta, e termina no sábado da outra semana.”
Expectativa de público
De acordo com o secretário, no Carnaval do ano passado, a demanda foi muito grande e neste ano a expectativa é a mesma. “Tivemos um diagnóstico de 630 mil pessoas que circularam nos polos culturais da cidade. Tivemos 48 voos extras naquela ocasião. Hoje já temos notícias que os hotéis já estão no limite de suas reservas. Então temos uma expectativa similar.“
Saúde e segurança para os foliões
Dácio Galvão, titular da pasta municipal de cultura, revelou que ainda nesta quarta-feira conversa com o Secretário de Segurança Pública, Coronel Araújo. “A gente precisa ter essa correlação mais forte com a polícia civil, a polícia militar para oferecer aos foliões tranquilidade. Ele continua: “A secretaria de saúde, por exemplo, está instaurando três estruturas de UTIs para ter um atendimento à altura.”
Investimento
Com um investimento oficial de R$ 7 milhões para o Carnaval local, o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, afirma que todo o dinheiro revestido é lucrativo e faz bem à economia local.
“Investir na cultura cada vez mais está inferido que é lucrativo para o poder público e os gestores. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) afere que a cada R$1,5 investido na cultura, ele decuplica o valor investido. Então isso faz bem à economia.”