O deputado estadual do PT Elmano Freitas foi escolhido como pré-candidato do partido ao governo do Ceará com o aval do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para evitar mais rachas dentro do partido e na base aliada, além de tentar isolar o presidenciável Ciro Gomes (PDT), que tem o estado como base eleitoral.
Aliado próximo de Lula, o ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) anunciou no domingo (24), em suas redes sociais, que Elmano será o candidato do partido ao governo do Ceará nas eleições de outubro. Elmano é deputado estadual desde 2015. Antes, foi secretário municipal da educação de Fortaleza, durante a gestão de Luizianne Lins (PT), hoje deputada federal. A expectativa é que a decisão seja ratificada em reunião nesta quarta (27). Camilo deve sair candidato ao Senado.
A ideia inicial do PT era de que a atual governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), então vice-governadora de Camilo, fosse escolhida como a candidata do grupo político. No entanto, o PDT optou por lançar Roberto Cláudio, mais ligado a Ciro. A aliança entre PT e PDT no Estado, então, se rompeu.
Por CNN Brasil