Pré-candidato à Presidência e terceiro colocado nas pesquisas eleitorais, Ciro Gomes (PDT) vinculou os dois principais adversários ao comentar a regulação da mídia. “Lula tem esse apelo autoritário que o iguala ao Bolsonaro, também nesse aspecto”, declarou o cearense nesta sexta-feira (1º), em Salvador.
“O sopro de oxigênio que uma democracia precisa é a liberdade mais ampla, mais franca e sem qualquer restrição da imprensa”, defendeu o ex-ministro, segundo o qual, “o remédio pra uma imprensa que a gente não gosta é o controle remoto”.
“Não tem nenhum sentido controlar a mídia. Isso é a vocação dos autoritários, daqueles que não querem explicar – como é o caso do Lula – a corrupção, a contradição econômica, os conchavos absolutamente vergonhosos que fazem com que ele passe 25 anos chamando Alckmin de ladrão e o Alckmin chamando ele de ladrão, e agora apresenta junto ao povo esse conchavo vergonhoso”, disse Ciro Gomes sobre a chapa formada pelos antigos adversários Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).
Segundo o pré-candidato, para além da semelhança na veia autoritária, Lula e Jair Bolsonaro (PL) fazem “a mesma coisa” na defesa dos modelos econômico e de governança política.