t

Sociedade alerta para doença de Chagas causada por alimentos contaminados

EMAIL

Tradicionalmente transmitida pela picada do inseto chamado de barbeiro, a doença de Chagas mudou de perfil nos últimos anos. No dia mundial dessa patologia, lembrado nesta quinta-feira (14/4), a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) alerta que, hoje, cerca de 70% dos casos acontecem pela ingestão de alimentos contaminados.

A doença é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, e é considerada endêmica na América Latina. Com a melhora da economia e a diminuição das casas construídas com taipa (morada do barbeiro), atualmente a principal forma de contaminação é o açaí contaminado, mas há relatos de doença causada após a ingestão de caldo de cana, bacaba e outros sucos típicos consumidos na Região Norte. O estado mais afetado é o Pará, maior produtor de açaí no Brasil.

Consumido com maior frequência no país, o açaí industrializado passa por um processo de branqueamento, com aquecimento a 80°C e lavagem com produto especial – procedimento que inativa o protozoário e torna o produto seguro para consumo. A ingestão desse alimento é perigosa quando ele é preparado pelo pequeno produtor, que colhe a fruta diretamente do pé, ou no caso de famílias que compram o açaí in naturaem mercados municipais.

Twitter
Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima