A Casa Branca, sede do governo americano, determinou sanções contra o presidente russo, Vladimir Putin, após as ameaças feita à Europa.
No início da noite desta sexta-feira (25/2), a Casa Branca anunciou o congelamento dos investimentos de Putin e do ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, no país. Além disso, os EUA restringiram viagens à Rússia.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo disse que as sanções impostas a Putin e Lavrov refletem “absoluta impotência” do Ocidente no que se refere à política internacional.
As penalidades ocorrem após a Rússia ameaçar a Finlândia e a Suécia. “A adesão da Finlândia a Otan teria sérias repercussões militares e políticas”, afirmou um comunicado publicado pelo Ministério das Relações Exteriores russo.
Em pronunciamento transmitido ao vivo de Bruxelas, o secretário-geral da organização, Jens Soltenberg, garantiu a proteção de países aliados.
“Estamos movimentando parte da força de resposta da Otan por terra, ar e pelo mar. Estados Unidos, França, Canadá e países europeus deslocaram militares. Faremos o que for necessário”, frisou.
Kiev sitiada
Tropas russas chegaram a Kiev no início desta sexta-feira (25/2). O prefeito determinou estado de defesa. O governo ucraniano iniciou uma operação de expulsão. Tanques foram colocados nas ruas.