Imagine chegar no posto para abastecer seu carro e ser atendido por um robô. Essa tecnologia já existe e está sendo testada na China. No começo de setembro, a Sinopec (Companhia Petroquímica da China) anunciou a primeira fase de testes do “robô frentista” desenvolvido pela empresa. As operações estão ocorrendo na cidade de Nanning.
Para abastecer o carro, o motorista precisa baixar o aplicativo da Sinopec para solicitar o serviço. Após a solicitação, o robô inteligente consegue identificar a tampa do tanque de combustível com precisão, abri-la, inserir a pistola de combustível e finalizar a operação retornando à sua posição original, completando tudo em apenas 3 minutos.
O robô conta com tecnologias de reconhecimento facial e sistemas de posicionamento por satélite BeiDou com algumas funções como identificação automática, posicionamento preciso, operação de simulação, monitoramento dinâmico, feedback em tempo real, compartilhamento de informações e outros mecanismos.
Além disso, o dispositivo conta com recursos que garantem a segurança dos motoristas, tais como alarme de intrusão anormal e parada de emergência para partidas fora de hora. O serviço poderá trazer mais conveniência para os condutores, além de economizar tempo.
Em dezembro de 2020, a Volkswagen também anunciou uma tecnologia parecida, porém voltada para carros elétricos. A empresa apresentou o protótipo do seu robô móvel de carregamento completamente autônomo apelidado de “Beep Boop”. A comunicação com a máquina da empresa alemã também depende de um aplicativo. O aparelho é capaz de abrir a tampa da tomada de carga, conectar os carros elétricos a uma unidade de armazenamento de energia e voltar para a central de carregamento após completar a operação de abastecimento.
Por Grande Ponto