67% dos restaurantes e bares no RN estão com pagamentos atrasados

EMAIL

ARQUIVO

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN (Abrasel-RN) mostram que 67% dos bares e restaurantes do Estado estão com pagamentos atrasados durante a pandemia. As dívidas dizem respeito a impostos, fornecedores e colaboradores. A notícia é destaque neste sábado (29) na Tribuna do Norte.

A Abrasel aponta também que, dentre os endividados, cerca de 86% dos estabelecimentos ficaram no prejuízo durante o mês de abril. A Associação conclui portanto que a reabertura não trouxe um impacto significativo no último mês. Em março, esse mesmo número era de 82%. Ao mesmo tempo, 55% afirmam ter dificuldades para pagar salários atualmente. Houve uma melhoria em relação a abril, quando 91% dos restaurantes e bares relataram dificuldades para pagar os salários.

Em razão das dificuldades para manter o próprio negócio, os empresários afirmam, em sua maioria, uma disposição para aderir aos programas de apoio disponibilizados pelo Governo Federal. São 75% os que pretendem aderir ao Pronampe, que é o programa federal de crédito emergencial com juros mais baixos e condições mais favoráveis.

De acordo com a Abrasel, “o alto endividamento e a luta para se manter respirando fazem com que a necessidade de crédito emergencial barato seja grande”. Além disso, a maioria das empresas (62%) irá postergar o recolhimento do FGTS de seus funcionários, como permite a MP 1046.

Por fim, 48% dos empresários pretendem reduzir a jornada dos seus funcionários, como preconiza o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). Outros 15% dizem já ter ajustado a equipe e 23% não querem o compromisso de dar estabilidade depois, o que é uma das obrigatoriedades para quem aderir ao programa de redução de jornada. Já os que pretendem optar pela suspensão de contrato, dentro do mesmo programa, são 41%. 

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Sobre Portal Seridó 360

A revista eletrônica Seridó 360 foi criado no inicio do ano de 2018, pelo estudante de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos/PB, Iasllan Araújo, com o intuito de levar às notícias do Seridó Potiguar a uma única revista – esta.

E-MAIL

ARQUIVO

contato.serido360@gmail.com

WHATSAPP

ARQUIVO

ARQUIVO

ARQUIVO

Arquivos

ANÚNCIO

ARQUIVO

TAGS

ARQUIVO

Rolar para cima