Pesquisa Genial/Quaest divulgada na noite deste sábado 1º mostra que 64% dos moradores do estado do Rio de Janeiro aprovam a megaoperação policial realizada na última terça-feira 28 nos complexos da Penha e do Alemão, contra a facção criminosa Comando Vermelho. A ação resultou em 121 mortos, entre eles quatro policiais.
De acordo com o levantamento, 27% da população desaprova a operação. Outros 6% afirmaram nem aprovar nem desaprovar, e 3% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa também indicou que 58% dos moradores consideram a operação um sucesso, enquanto 32% a classificam como um fracasso.
O levantamento foi feito de forma presencial e domiciliar com 1,5 mil moradores do estado do Rio de Janeiro entre os dias 30 e 31 de outubro. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em relação à distribuição geográfica, os moradores da Baixada Fluminense são os que mais aprovam a operação, com 73% de apoio, seguidos pelos da capital, com 68%.
No recorte por posicionamento político, a pesquisa aponta que moradores do Rio de Janeiro que se identificam como “lulistas” e de “esquerda não lulista” em sua maioria desaprovam a operação, com 59% e 70%, respectivamente.
Entre “bolsonaristas” e a “direita não bolsonarista”, a aprovação é de 93% e 92%. Já entre os que se consideram “independentes” politicamente, 61% aprovam e 24% desaprovam a ação policial.











